Experiência com análise de dados

Boa tarde pessoal,

Em nosso último post foi discutido um pouco sobre a análise de dados que está sendo realizada pela disciplina. No encontro de hoje demos continuidade a essa análise, no qual colocamos em cena alguns aspectos que se destacaram baseados nos resultados encontrados. Meu grupo ficou responsável por saber quais eram as principais práticas pedagógicas ligadas às TIC'S e qual era a frequência do uso dessas tecnologias, tais como investigação em website e interação em redes sociais que de certo modo são dispositivos que são usados a todo o momento fora da sala de aula. Diante dos resultados encontrados é perceptível que ainda há uma longa jornada a ser seguida diante do uso desses dispositivos de modo criativo e que permita uma maior participação estudantil, indo contrário a ideia de transmissão de informações e conhecimentos de forma unilateral (professor -> aluno). Se pensarmos que esses estudantes também podem ser protagonistas no processo de ensino, colocaremos em cena suas potencialidades permitindo que eles e os professores se tornem parceiros nesse processo. Os obstáculos são grandes, à exemplo de uma educação continuada efetiva e que atenda às demandas desses profissionais, mas é necessário ter um olhar ampliado e perceber o quanto esses dispositivos irão somar a essas práticas pedagógicas.

Carol Ataíde

Comentários

  1. Realmente, a jornada é longa. Desde a década de 80 do século passado que esse processo vem se dando nas escolas e continuamos, em cada pesquisa, nos deparando com os mesmos problemas, mas também conseguimos visualizar algumas transformações significativas, ainda muito pulverizadas, mas que sinalizam possibilidades...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas