USO DO DISPOSITIVO BLOG

Pensando nos diversos dispositivos tecnológicos que percorrem em nosso cotidiano, o blog merece destaque nessa postagem.  Este, possui uma complexidade que é bastante valorizada por aqueles que buscam uma fonte de informações que seja mais informal e que abra espaço para discussões e trocas de ideias. 
O blog possibilita não apenas uma troca de diálogos entre seus frequentadores e seus autores mas também, requer do seu autor a busca por uma originalidade em como expressar essas ideias. Ou seja, ele exige do sujeito uma autoria que ao mesmo tempo cative o seu público. 


Logo, uma identidade vai sendo construída ao mesmo tempo que essa construção é constante. Isso porque, as pessoas caminham por diferentes experiências e entram em contato com diferentes sujeitos e assuntos a cada dia, mudando seu ponto de vista acerca de uma temática.
Ao pensarmos no blog da nossa atualidade, é perceptível o quanto os seus princípios estão sendo  usados por blogueiros que utilizam esse dispositivo como fonte de renda. Relembrando esses princípios, um blog precisa seguir alguns aspectos que envolvem  visibilidade, valorização, colaboração, implicação, aceitação do grupo e autoria. Se pensarmos nas blogueiras de moda, todos esses princípios são alcançados a fim de conquistar o maior público possível e dessa forma ter mais patrocinadores. 


Ou seja, elas determinam um tema que conquista um certo de público, que expressa a sua satisfação por meio de comentários, curtidas e compartilhamentos. A partir daí as empresas patrocinadoras por notarem a visibilidade desse blog oferecem seus produtos para divulgação, o que valoriza cada vez mais o blog que vai sendo mais incrementado de acordo com o público alvo. A cada post é necessário uma autoria da blogueira, visto que é um espaço bastante concorrido e diferentes edições podem ser feitas a depender do percurso traçado por esse autor e de suas metas. E é algo que funciona e que cresce cada vez mais o que nos chama a atenção para as potencialidades desse dispositivo.

Ficou curioso para conhecer um desses blogs? Segue abaixo alguns links:

1. Bruna Vieira (Depois dos Quinze):http://www.depoisdosquinze.com/
2. Camila Coelho: http://camilacoelho.com/
3. Jade Seba: http://www.jadeseba.com.br/

O Fantástico fez uma reportagem sobre essas blogueiras e como funcionam o seu trabalho nos blogs e redes sociais. Atualmente elas se consideram influenciadoras digitais mas a reportagem evidencia um pouco como elas se organizam com esses dispositivos tecnológicos como o blog e suas implicações positivas. Segue o link da reportagem:


Enfim, é uma temática bastante atual e achei interessante trazer essa relação com o uso dos blogs. Espero que vocês curtam esse post!

Obrigada
Carol Ataide

Comentários

  1. Sem contar que ao utilizar o blog podemos quebrar aquele paradigma que muitos alunos tem de que estudar não é prazeroso,deixa de ser algo massante,quando trazemos para realidade dos jovens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade!! É uma forma deles terem um olhar diferente para tudo isso, principalmente por perceberem que isso pode fazer parte do seu cotidiano!

      Excluir
  2. Bacana os exemplos que trouxeste, especialmente porque mostram o quanto o blog evidencia uma identidade de seu autor - e é isso o que falta na educação, professores autores, que expressem suas identidades profissionais a partir dos ambientes que frequentam, produzem, se relacionam. Assim, o professor se fortalece e passa a ser seguido, visitado, organiza um circulo virtuoso de diálogo e produção do conhecimento com seus alunos e a sociedade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas